ORGULHO
ORGULHO.
Orgulho… Como combate-lo, como irradicá-lo, como vencê-lo? É difícil, é muito difícil. É tão difícil que são precisas muitas encarnações para se conseguir reconhecê-lo, quanto mais vencê-lo! O orgulho está na raíz de todas as inferioridades do espírito.
O espírito é ferido no seu orgulho por coisas pequenas, insignificantes, perante a grandeza da vida. Assim como é ferido, também é humilhado. Ao ser humilhado, sente necessidade de revidar, ao revidar, sente-se magoado, ao se sentir magoado, fica perturbado, triste, infeliz. Vejam a cadeia de sentimentos com origem numa causa ínfima… Muitas vezes essa causa é mesmo ínfima, como por exemplo um comentário sobre o vestido, a casa, o carro...
Orgulhoso, ao seres ferido porque não perdoas? Isso poupar-te-ía muito sofrimento. O perdão é o remédio para o orgulho; o perdão e a humildade, juntos, são o remédio.
Ao dar o remédio, sei o quão difícil é tomá-lo. É um remédio amargo. Quantas vezes é necessário tomar um remédio amargo para curar uma chaga? Assim é com o orgulho: se conseguires tomar o remédio, curas a chaga.
Homens da Terra, curem-se! Optem pelo remédio amargo, optem pela cura!
A continuidade da arrogância, do orgulho, serão a perdição de toda a humanidade. Ao identificarem essas inferioridades e optarem por curá-las, ficarão melhores. As vossas feridas necessitam de remédio. Tomem-no, curem-se!
Jesus é o caminho, sigam-no!