OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO
“Olhai os lírios do campo!” – disse Jesus, “Nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu assim”.
Deus, tendo criado tudo aquilo que existe, revestiu toda a criação de vestes apropriadas a cada elemento; de acordo com as suas necessidades, assim as revestiu. Ao proporcionar-vos tudo aquilo que necessitais, Ele vestiu-vos com ideias, emoções, raciocínios, para que, utilizando essas ferramentas, possais concretizar os vossos projectos.
Olhai! Sim, olhai sempre a natureza em todo o seu esplendor, e, observando-a, retirai dela ideias para resolver os vossos próprios problemas. Tudo está ao vosso alcance! Tendo tempo para simplesmente observar, vereis como é perfeita a obra do Senhor, como Ele tudo previu e tudo provê, sobretudo no que concerne aos homens: alimentação, abrigo – de acordo com as possibilidades que cada um alcançou - e também educação. Sendo Ele Pai, impulsiona-vos, instiga-vos, utilizando estratégias, tantas vezes mal interpretadas, para erguer-vos, obrigando-vos a superar obstáculos em vez de vos deixar ficar estagnados, levando-vos a tomar decisões, em vez de ficardes passivos, tudo a fim de, através dessas experiências, crescerdes, progredirdes, elevando-vos cada vez mais, até atingirdes a perfeição.
Olhai! Apreciai a obra de Deus! Agradecei-Lhe tudo aquilo que vos rodeia, aquilo que vedes e aquilo que, embora invisível aos vossos olhos, se encontra em vosso redor: espíritos, uns necessitados, sofredores, outros auxiliando-os e auxiliando-vos.
Tudo é obra de Deus! Sendo vós filhos Seus, agradecei-Lhe a vida, aceitando sem revolta os momentos difíceis, pois todos eles, sem excepção, vos irão fortalecer.
Horácio.