LIVRE ARBÍTRIO
O amor de Jesus seja convosco.
Irmãos,
O tema é: “LIVRE ARBÍTRIO”.
Livre arbítrio é lei. O Pai criou leis que regem toda a vida criada, seja a nível microscópico, seja a nível planetário, seja a nível físico, seja a nível espiritual.
Cada acto gera um efeito. Cada efeito é, pelas leis divinas, justo. Como interpretar isto? Exemplifico: Se uma pedra cai a um lago, geram-se ondas circulares. Elas são o efeito, a pedra é a causa.
Se o acto (fissão nuclear) gera energia nuclear, por exemplo, esta pode ser usada para fins variados, bélicos ou pacíficos. Ao escolherdes a utilidade a dar-lhe, estais a usar o livre arbítrio.
Cada pessoa pode utilizar o livre arbítrio. Deus a todos concede essa liberdade.
O Pai criou-nos a fim de crescermos e nos aperfeiçoarmos. O livre arbítrio é a ferramenta. Podemos usá-la como quisermos. O bom uso dessa ferramenta é-nos benéfico, encurtando o tempo de demoramos a tornar-nos perfeitos. O mau uso dessa ferramenta prejudica-nos a caminhada em direcção à perfeição, demorando-nos no caminho, fazendo-nos sofrer e fazendo sofrer irmãos nossos.
Sede prudentes nas vossas escolhas. Pedi ao Pai iluminação quando tiverdes dúvidas sobre o caminho a escolher. Ele vos enviará os seus filhos mais esclarecidos que vos intuirão ideias sobre a escolha mais conveniente.
O livre arbítrio não nos impede nada. Apenas nos responsabiliza pelas nossas escolhas. Cada pessoa é responsável pela vida que tem, boa ou má. Ela é consequência de escolhas feitas no passado. Esse passado pode pertencer à vida presente ou a vidas anteriores.
O Pai é justo e misericordioso. Ele criou as leis e todos a elas estamos submetidos. Assim, ninguém sofre sem causa própria. Ninguém é injustiçado, ninguém é vítima sem ter sido algoz, ninguém necessita de reclamar: “Não mereço isto!”.
Erasto.