ENRIQUECIMENTO ESPIRITUAL
O enriquecimento espiritual é obtido através do “bom combate”, travado dentro de cada um de nós, em que, tomando consciência das nossas próprias inferioridades, tudo fazemos para as vencer. No entanto, ao conseguirmos vencer uma, logo nos damos conta de que temos mais inferioridades para combater, servindo-nos dos nossos próprios esforços para vencer cada combate.
Os principais obstáculos ao progresso espiritual estão dentro de nós próprios, sendo eles: o orgulho e o egoísmo, seguidos da vaidade e da inveja, e, por último, o desinteresse pelos nossos irmãos menos favorecidos pela vida, culpando-os de se situarem na condição em que sobrevivem, esquecendo-nos de que, noutras épocas, também nós aí estivemos, enfrentando as mesmas dificuldades que eles agora enfrentam, sofrendo, e agradecíamos cada auxílio que, através de mãos caridosas, nos era ofertado. Deus, infinitamente misericordioso, proporciona-nos a oportunidade de, sendo caridosos, crescermos, enriquecendo-nos espiritualmente.
Travai o “bom combate”, pelejando arduamente para vencerdes as vossas fragilidades, e, no dia a dia, prestardes socorro a todos os que, por sofrerem, vos pedirem auxílio, seja espiritual, seja material.
Horácio.