ENLUTADOS
O amor de Jesus seja convosco.
O tema de hoje é: “ENLUTADOS”.
O luto é sofrimento pela perda de alguém ou de algo que amamos. Sempre que se sofre uma perda fica-se enlutado. O luto é sofrimento.
Falemos do luto devido à perda de entes queridos. Ao vermos os nossos filhos, irmãos, pais, tios e amigos chegados desencarnarem, ficamos de luto. Esse luto é sofrido, tanto mais quanto mais amávamos aqueles que partiram.
Os funerais fazem parte do processo do luto. Quando observamos o corpo descer à terra sentimos a partida mais profundamente. Esse momento é o auge do luto.
Os dias seguintes vivem-se como um sonho. Só passado algum tempo é que a realidade da partida vem à nossa consciência. Aí inicia-se a fase mais duradoura do luto.
O sofrimento causado pela morte de entes queridos deriva da falta de fé. Essa falta de crença na continuidade da vida provoca angústia. Ao ver partir aqueles que amamos, e não ter fé no reencontro, o sofrimento é atroz. Se houver esperança nesse reencontro, o sofrimento é menor. Se houver a certeza desse reencontro, não se sofre, pode-se sentir saudade, saudade igualável àquela que se sente quando alguém vai viver para longe, mas apenas isso.
Confiem no Pai, confiem na vida: ela é eterna. Todos os vossos entes queridos que partiram estão vivos e felizes. Podeis ter a certeza disso. Um dia todos vos ireis reencontrar no amor de Jesus e de Deus.
Amo-vos.
Mário.