AVAREZA
A avareza, característica individual, podendo também ser colectiva, dizendo respeito a grupos, famílias, países, nações, etc, sendo uma inferioridade do espírito, herdada de vidas pregressas, ou, no caso colectivo, herdada das vivências comuns daqueles que compõem esse grupo, pode, através de esforços próprios, ser vencida, substituindo-a pela virtude oposta: a caridade.
Através dos tempos, ao irdes tomando consciência das vossas inferioridades, sentireis, consequentemente, necessidade de evoluir, e vereis que é através da caridade exercida sem esforço que se vence a avareza.
Inicialmente, é difícil vencê-la, ao ponto de alguns de vós desistirdes, no entanto, se persistirdes, com o amparo de Jesus, vencê-la-eis.
Todos nós já fomos avarentos, mesmo os espíritos de elite. Todos, por esforço próprio, amparados por Deus, sentindo o apelo vindo do íntimo de si mesmos, conseguiram vencer! Jesus, nosso exemplo de santidade, Ele Próprio, superou-se, ultrapassou tudo, guindou-se ao Alto. Hoje podeis pedir-Lhe auxílio para vós próprios vos superardes.
A avareza é uma inferioridade muito comum entre vós, e, sendo-vos própria, não a identificais facilmente. Ela é subtil, perversa, insinua-se nos vossos sentimentos, pensamentos, palavras e acções, tornando-se visível apenas nelas; no entanto vive e alimenta-se dentro dos nossos pensamentos, insidiosamente, levando-nos a acreditar que estais apenas a exercer justiça, não repartindo aquilo que tendes a mais, justificando-vos a vós próprios através de raciocínios elaborados intimamente.
Dar de coração, sem pedir nada em troca, é a única forma de combater a avareza. Dar aquilo que, embora seja útil, pode fazer muita diferença àquele que pede.
Doar-vos a vós próprios, o vosso tempo, a vossa palavra, o vosso ouvido para ouvir: essa é a mais difícil caridade de exercer; no entanto, tendo-nos sido dado, por Jesus, o Evangelho, já Lho agradeceste? Já o puseste em prática? Já o divulgaste?
Ao praticardes a caridade, em oposição à avareza, pondes em prática os ensinamentos de Jesus, e, ao fazê-lo, agradecei-Lhe! Jesus, nosso exemplo de amor e caridade, auxilia-vos a segui-Lo. Guiai-vos pelos Seus exemplos, imitai-O! Vencei a avareza! Vivei a caridade!
Elias.